Caracterização físico química e tecnológica de bolos adicionados de farinha de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.121503Palavras-chave:
Pereskia aculeata, bolo, caracterização físico-químicaResumo
Pereskia aculeata Miller, também conhecida no Brasil como ora-pro-nóbis, possui alto teor de proteínas, fibras e minerais, sendo uma alternativa para alimentos mais nutritivos e saudáveis. O objetivo deste trabalho foi produzir e avaliar bolos com diferentes concentrações (10, 20, 30%) de farinha de ora-pro-nóbis (FO) associadas à redução do nível de óleo (5, 10, 15%), conforme delineamento experimental 2². Onde as variáveis independentes são o óleo (X1) e farinha de ora-pro-nóbis (X2), e as variáveis dependentes são as análise físico-químicas. Foram determinadas as propriedades físico-químicas e funcionais dos bolos. A adição de farinha de ora-pro-nóbis aumentou os teores de proteínas, fibras, cinzas, cálcio, sódio, magnésio, potássio e ferro. Também melhorou/aumentou os valores dos parâmetros a* e ΔE no miolo e a elasticidade. Bolos produzidos com 30% de FO apresentaram as melhores propriedades nutricionais. O bolo com adição de 20% e 10% de FO e 5% de redução no teor de óleo apresentou boa aceitabilidade sensorial, demonstrando que a adição de FO é uma alternativa para a elaboração de produtos alimentícios mais nutritivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Micheli Trentin, Marlene Bampi, Andréia Zilio Dinon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.