Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Monitor, Ensino superior, PercepçõesResumo
Este artigo aborda experiências e reflexões acerca da prática de monitoria acadêmica, que visa fortalecer o processo ensino-aprendizagem. Para isso, realizou-se o acompanhamento dos alunos em aulas laboratoriais e estudos extraclasses, a aplicação de estudos dirigidos, as pesquisas bibliográficas e a elaboração parcial de material didático eletrônico (atlas de histologia). Constatou-se durante a monitoria, que a maioria dos alunos tende a negligenciar as atribuições e possíveis contribuições do monitor como instrumento de melhoria de seu aprendizado. Conclui-se que, o aluno universitário precisa conceber o monitor como um sujeito que pode e deve ter suas potencialidades exploradas e, por outro lado, deve ser visto pela instituição como um agente que precisa de assistência contínua e eficaz para que possam refletir sobre ações a serem adotadas para contornar os obstáculos que surgem na formação acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.