Morfologia e caracterização da germinação em função da posição das sementes no fruto de sabiá
Palavras-chave:
IVG, Mimosa caesalpiniifolia Benth., Descrição morfológicaResumo
O objetivo deste trabalho foi estudar aspectos relativos à germinação e morfologia de frutos, sementes e plântula de sabiá. No estudo do fruto, foram observadas as características: cor; dimensões; textura e consistência do pericarpo; deiscência; número de sementes por fruto. Os aspectos observados para as sementes foram: cor; dimensões; peso de 1000 sementes; textura e consistência do tegumento; forma, borda e posição do hilo e da micrópila; embrião (forma, posição e tipo) e endosperma. As características para as plântulas foram: raiz, coleto, hipocótilo, cotilédones, epicótilo e protófilos. Para caracterização da germinação montou-se testes de germinação para avaliação da % de germinação e índice de velocidade de germinação (IVG), considerando também a posição da semente no fruto. Os frutos de sabiá apresentam-se em forma de um legume articulado, indeiscente, formado por uma seqüência de craspédios. As sementes variam de oblonga a orbicular, superfície dura e lisa lustrosa com pleurograma em forma de U. A plântula completa sua formação aos 21 dias de germinação, sendo essa do tipo epígea com 88,1% de germinação e IVG de 9,2. A posição da semente no fruto não interfere na % de germinação, no IVG e na massa seca de plântulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.