A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino e aprendizagem e a atividade criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084801

Palavras-chave:

Inteligências múltiplas, Howard Gardner, Lev Vygotsky

Resumo

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM), proposta por Howard Gardner, na década de 1980, trata-se de uma detalhada e complexa maneira de se compreender as diferentes formas de inteligência que o indivíduo possui/desenvolve. Tal teoria também relaciona o processo de ensino e aprendizagem e o sistema cognitivo do aluno, de forma que pode ser útil para se compreender como estimular os alunos e suas diferentes capacidades e habilidades. No entanto, a literatura brasileira que aborda tal teoria e a relaciona ao processo de ensino e aprendizagem ainda é escassa. Dessa forma, este texto traz um apanhado geral da teoria de Gardner, trazendo inicialmente uma discussão a respeito do conceito de inteligência, os padrões básicos de aprendizagem, e acerca da importância da neurociência na educação. Em seguida, são elencadas e discutidas cada uma das inteligências propostas por Gardner, e por fim, é discutida a atividade criadora, a partir da perspectiva vygotskyana.

Biografia do Autor

Gleyson Miranda de Souza, Unifesspa

Aluno de mestrado no MNPEF na Unifesspa

Camila Maria Sitko, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora no Instituto de Ciências Exatas, no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Miranda de Souza, G., & Sitko, C. M. (2022). A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino e aprendizagem e a atividade criativa . Scientia Plena, 18(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.084801

Edição

Seção

2 Semana Acadêmica de Física Integrada com Mestrado de Física e Áreas Correlatas