Instabilidade de Turing em um modelo matemático aplicado à epidemiologia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049901Palavras-chave:
Sistema Matemático Epidemiológico, Instabilidade de Turing, Interação de Longo AlcanceResumo
Neste trabalho estudamos analiticamente e numericamente um sistema matemático epidemiológico desenvolvido por Berezovsky, o qual considera uma população constituída por dois grupos: suscetíveis e infectados por uma doença arbitrária. Nesse modelo também se considera a taxa de mortalidade natural, taxa de mortalidade induzida por doença e a taxa de emigração per capita de não infectados. Para compreender o comportamento dinâmico do modelo, determinamos os pontos de equilíbrio que mostram a possibilidade de dois cenários: I) uma população livre de doenças; II) o surgimento de infectados na população. Diante desse contexto, buscamos estudar a disseminação espacial de doenças, considerando uma rede bidimensional com interação de longo alcance, que não considera apenas a interação de primeiros vizinhos, em outras palavras, essa forma de acoplamento permite que cada sítio (correspondente aos grupos formados por indivíduos que constituem a população) interaja com outros elementos da rede. As interações que ocorrem na rede são simuladas numericamente através da linguagem de programação Fortran com o integrador Lsoda com condições de contorno periódicas, utilizando condições iniciais randômicas. Para analisar a disseminação espacial de doenças no modelo de Berezovsky, determinamos as condições que satisfazem a instabilidade de Turing, na qual ocorre uma transição de estabilidade na rede, que pode ocasionar o surgimento de padrões espaciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.