Estruturas secretoras foliares em patchouli [Pogostemon cablin (Blanco) Benth.]
Palavras-chave:
patchouli, tricomas, estudos histológicosResumo
Patchouli (Pogostemon cablin (Blanco) Benth.) é uma planta herbácea da família Lamiaceae com propriedades medicinais e bastante utilizada na indústria de perfumaria devido ao alto valor do seu óleo essencial. Os estudos histológicos são uma importante ferramenta que auxiliam na caracterização taxonômica de espécies. O presente trabalho teve como objetivo realizar a caracterização de estruturas secretoras de folhas de patchouli, acesso POG-015. As secções transversais demonstraram que patchouli possui glândulas produtoras de óleo essencial no mesofilo, tricomas glandulares do tipo peltado em ambas as faces da folha e tricomas glandulares do tipo capitado apenas na nervura central.Downloads
Publicado
2012-06-13
Como Citar
Sandes, S. S., Blank, A. F., Botânico, M. P., Arrigoni-Blank, M. de F., Vasconcelos, J. N., & Mendonça, S. A. D. (2012). Estruturas secretoras foliares em patchouli [Pogostemon cablin (Blanco) Benth.]. Scientia Plena, 8(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/448
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.