Multiplicação in vitro e indução de calos embriogênicos em híbrido de manjericão.
Palavras-chave:
organogênese direta e indireta, carmim acético, hiperidricidade.Resumo
O objetivo deste trabalho foi conduzir experimentos visando avaliar a resposta organogenética in vitro em função dos reguladores de crescimento e testar a influência do 2,4-D na indução de calos embriogênicos no híbrido de manjericão. No primeiro ensaio, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 6x4, sendo seis concentrações de BAP e quatro de AIA. No segundo ensaio, o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, sendo testado quatro tipos de meios de cultura. No terceiro ensaio, o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com cinco concentrações de BAP. No quarto ensaio, o delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com sete concentrações de BAP e 0,20 mg.L-1 de ANA em cada tratamento. No quinto ensaio, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 5x2x2, sendo cinco concentrações de 2,4-D, dois meios de cultura e duas posições da folha. A ausência de BAP e AIA, no meio, proporcionou maior número de folhas e brotos, e maiores massa fresca e seca de parte aérea nos explantes. A regeneração de brotos via organogênese direta ocorreu quando os explantes foram cultivados com 0,8 mg.L-1 de BAP e na organogênese indireta com 1,9 mg.L-1 de BAP. O 2,4-D proporcionou a formação de calos com características embriogênicas nos meios de cultivos testados independente da posição foliar. As concentrações de 0,5 e 1,0 mg.L-1 2,4-D nos meios MS e MT com a folha na posição abaxial apresentaram maior quantidade de células embriogênicas e formação de embriões globulares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.