Atividade antimicrobiana do extrato bruto etanólico das partes aéreas de Euphorbia tirucalli Linneau (Euphorbiaceae)
Palavras-chave:
Avelós, extrato alcóolico, atividade antimicrobianaResumo
Os produtos naturais extraídos de plantas exercem um papel importante no processo de descoberta de fármacos, sejam como modelos estruturais para a síntese de moléculas novas ou pelas suas propriedades farmacológicas. Uma planta medicinal bastante utilizada no nordeste brasileiro é a Euphorbia tirucalli Linneau, popularmente conhecida como avelós ou pau-pelado, que apresenta atividade no tratamento de diversas patologias sem comprovação científica da sua eficiência e segurança. O presente trabalho teve como objetivo realizar estudos fitoquímicos e avaliar os efeitos de extratos etanólico de avelós sobre o crescimento in vitro de bactérias patogênicas. Os resultados mostraram que o extrato fresco de avelós apresentou potencial antimicrobiano sobre o crescimento das bactérias patogênicas Salmonella typhi, Citrobacter freundii, Vibrio parahaemolyticus, Serratia odorífera, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus, com formação de halos de inibição variando de 10 a 20 mm de diâmetros. A atividade antibacteriana confirmada para o extrato etanólico bruto, pode ser devido à presença de taninos, saponinas e flavonóides que apresentam diversas aplicações biológicas comprovadas. Estes resultados mostraram que a utilização de extrato alcoólico de avélos pode ser uma alternativa promissora para o controle de microrganismos patogênicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.