Inoculação artificial de Fusarium oxysporum em sementes de Phaseolus vulgaris
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.070202Palavras-chave:
feijão, murcha de fusário, métodos de inoculaçãoResumo
Inúmeras doenças que afetam a cultura do feijão são transmitidas por sementes para tal, são importantes estudos com sementes infectadas que produzam plântulas viáveis. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi testar diferentes métodos de inoculação de Fusarium oxysporum em sementes de feijão e verificar seu efeito no desenvolvimento das plântulas. Utilizaram-se sementes da cv. BRS Expedito, as quais foram inoculadas pelos métodos de suspensão de esporos, de contato com restrição hídrica e inoculação do substrato com discos de BDA contendo micélio do fungo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com oito repetições. Foram feitas avaliações de emergência, comprimento e massa seca de parte aérea e incidência de sintomas da doença em caule e folha. A inoculação do patógeno Fusarium oxysporum em sementes de feijão influencia negativamente o desenvolvimento das plântulas. O método de suspensão de esporos produz sintomas da doença com o menor comprometimento do desenvolvimento das plântulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.