Identificação de competências docentes para o uso do ABP no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069917Palavras-chave:
Identificação, Potencializadas, CompetênciasResumo
Muitas críticas ao ensino tradicional referem-se à ação passiva do aprendiz que frequentemente é tratado como mero ouvinte das informações que o professor expõe. Esta pesquisa objetivou identificar quais as competências necessárias aos docentes do Ensino de Química para utilização da metodologia da ABP. O estudo foi realizado com uma amostra de 2 (dois) docentes e 27 (vinte e sete) discentes, onde aplicou-se um questionário estruturado com análise de 9 competências desejáveis para o uso da ABP no Ensino de Química. Os dados foram tratados e mensurados de acordo com a média das respostas dos discentes, comparando com as respostas dos docentes, afim de identificar quais competências devem ser potencializadas. Os resultados apresentados em gráficos apontam que as competências a serem potencializadas no docente A são: análise crítica, tomada de decisão consensual e gerenciamento de conflito; e as competências a serem potencializadas no docente B são: condução de reunião, resolver problemas e tomada de decisão consensual. As competências abordadas como falhas no trabalho mostram as dificuldades estruturais, profissionais e pessoais de cada docente avaliado, criando um ciclo de problemas absorvidos podendo ser solucionados através do uso da ABP. Conclui-se que é necessário um treinamento com o corpo docente para a adoção do método e que precisam ser potencializadas as competências identificadas como prioridades a serem desenvolvidas. A quebra de cultura e a aceitação de uma nova forma de abordagem do ensino por parte dos discentes e docentes será o primeiro passo para a mudançaDownloads
Publicado
2016-05-27
Como Citar
Alves, V. A. S., Monteiro da Costa, D. R., & Martins, V. W. B. (2016). Identificação de competências docentes para o uso do ABP no ensino de química. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069917
Edição
Seção
Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.