Identificatin teachers skills for use PBL teaching of chemistry
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069917Keywords:
Teachers, Skills, LearningAbstract
Muitas críticas ao ensino tradicional referem-se à ação passiva do aprendiz que frequentemente é tratado como mero ouvinte das informações que o professor expõe. Esta pesquisa objetivou identificar quais as competências necessárias aos docentes do Ensino de Química para utilização da metodologia da ABP. O estudo foi realizado com uma amostra de 2 (dois) docentes e 27 (vinte e sete) discentes, onde aplicou-se um questionário estruturado com análise de 9 competências desejáveis para o uso da ABP no Ensino de Química. Os dados foram tratados e mensurados de acordo com a média das respostas dos discentes, comparando com as respostas dos docentes, afim de identificar quais competências devem ser potencializadas. Os resultados apresentados em gráficos apontam que as competências a serem potencializadas no docente A são: análise crítica, tomada de decisão consensual e gerenciamento de conflito; e as competências a serem potencializadas no docente B são: condução de reunião, resolver problemas e tomada de decisão consensual. As competências abordadas como falhas no trabalho mostram as dificuldades estruturais, profissionais e pessoais de cada docente avaliado, criando um ciclo de problemas absorvidos podendo ser solucionados através do uso da ABP. Conclui-se que é necessário um treinamento com o corpo docente para a adoção do método e que precisam ser potencializadas as competências identificadas como prioridades a serem desenvolvidas. A quebra de cultura e a aceitação de uma nova forma de abordagem do ensino por parte dos discentes e docentes será o primeiro passo para a mudança.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work