Primeiras impressões acerca de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem, a partir do emprego da formação de espeleotemas como tema problematizador
Palavras-chave:
Espeleotemas, Sequência de Ensino-Aprendizagem, Validação internaResumo
O desenvolvimento de materiais a serem aplicados em sala de aula, sob a finalidade de trazer mudanças no modo como o ensino vem acontecendo nas escolas permeia os debates em Ensino de Ciências. Para tanto os pesquisadores da área passam a adotar novas metodologias, dentre as quais salienta-se pelo presente trabalho as Sequências de Ensino-Aprendizagem (SEA), uma corrente europeia, que tem como objetivo apresentar um currículo curto para abordar determinado conhecimento científico em classe. As SEA apresentam flexibilidade, isto por permitirem a adoção de outras metodologias e abordagens de ensino, tais como problematização e contextualização dos conceitos a serem trabalhados. Mediante o exposto pelo presente artigo busca-se apresentar os primeiros resultados através da aplicação de uma SEA, intitulada “Cavernas: o fascinante Brasil subterrâneo”, resultado das atividades do grupo do PIBID/Química/UFS/Itabaiana, em que buscou-se trabalhar a formação de espeleotemas e a partir deste ressaltar quais os conceitos que a Química permite evidenciar. Através do desenvolvimento da referida SEA também se objetivou trazer as possíveis relações de interdisciplinaridade. Os resultados assim apresentados refletem a execução de uma validação interna, em que toma-se dois momentos da aplicação como objetos de investigação para a presente pesquisa, deste modo são tomadas as respostas iniciais ao questionário problematizador e os mapas conceituais elaborados ao final do processo de ensino-aprendizagem, realizado juntamente a alunos da 2ª série do Ensino Médio. Por meio dos momentos citados são expressas as primeiras concepções que os envolvidos no processo detinham e como eles passaram a conceber a temática trabalhada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.