Avaliação de morbidade na área de influência da usina hidrelétrica Cana Brava - GO
Palavras-chave:
Hidrelétrica, Área de Influência, Morbidade, Cana Brava.Resumo
Este estudo teve como objetivo fazer uma avaliação da possível interferência do processo de implantação da Usina Hidrelétrica (UHE) Cana Brava nos casos de morbidade nos municípios de Cavalcante, Colinas do Sul e Minaçu, que compõe sua área de influência direta. Foram considerados dados relativos às condições de morbidade e o perfil de uso do solo dos três municípios. As informações analisadas foram extraídas das fontes oficiais existentes, DATASUS, SINAN, INPE, IBGE, PROBIO e Naturae. As análises dos resultados foram feitas por meio de teste estatístico (ANCOVA). O município de Cavalcante apresentou taxas crescentes de morbidade no período de 1995 a 2006, com queda no ano de 2007. O município de Colinas do Sul apresentou dados de morbidade compatíveis com a diminuição da população no período de 1995 a 1997. A partir desse período as taxas de morbidade se elevaram, superando as taxas de crescimento populacional, representando até 7,9 e 8,9% da população. O município de Minaçu apresentou, no período de 1995 a 1998, taxas de morbidade menores às de crescimento populacional, elevando-se nos anos seguintes chegando a representar 7% da população. O perfil do uso do solo mostra a intensificação das atividades agropecuárias ao longo dos anos nos três municípios estudados. Considerando os fatores discutidos, sugere-se que a implantação da UHE Cana Brava possa ter de alguma forma, influenciado na ocorrência de morbidades nos municípios de sua área de influência direta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.