Promoção da saúde na escola: um estudo com professores do ensino médio
Palavras-chave:
Promoção da Saúde. Escola. Estratégias de ensino.Resumo
Com o objetivo de analisar como os professores do ensino médio concebem o ensino de questões correlatas à saúde, foram entrevistados seis professores do ensino médio de uma escola estadual de um município do Noroeste do Rio Grande do Sul, que responderam a uma entrevista semiestruturada. As informações foram interpretadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram uma concepção de saúde vinculada, principalmente, as características e comportamentos individuais da pessoa. As principais estratégias/ações de ensino utilizadas eram aulas expositivas dialogadas e vídeos e pesquisa na internet. O ambiente onde a escola estava inserida, o descaso dos pais em relação a saúde de seus filhos e a falta de conhecimento específico do assunto emergiram como as principais dificuldades enfrentadas pelos professores para o ensino dessa temática. A maioria dos professores afirmou não ter tido nenhum preparo, na formação inicial, para o ensino de saúde na escola e os que tiveram declararam ter sido insuficiente, mas mesmo assim abordavam assuntos que eram de interesse dos alunos além da higiene e os relacionamentos sociais. Observou-se que os professores do ensino médio da escola estudada necessitam de uma qualificação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar, já que a saúde é um dos temas transversais emergentes em nossa sociedade devendo assim estar contemplada nos conteúdos de todas as disciplinas que devem prover experiências conducentes à vida sadia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.