Avaliação da difusão e permeação cutânea in vitro de acetato de hidrocortisona tópica comercial
Palavras-chave:
acetato de hidrcortisona, difusão, permeaçãoResumo
O acetato de hidrocortisona é um corticoide de uso tópico que trata de maneira muito eficiente as dermatites. Porém, sua eficiência na terapia tópica está relacionada aos processos de liberação e permeação nas camadas da pele. No presente trabalho, foram feitos ensaios in vitro utilizando o modelo de Células de Franz para determinar a difusão do fármaco com membrana de acetato de celulose, bem como sua permeação com biomembrana de estrato córneo de muda de cobra da espécie Boa constrictor. Todas as alíquotas foram analisadas por espectrofotometria ultravioleta visível (UV/Vis). O estudo de difusão e permeação revelou boa uniformidade entre os três lotes do produto avaliado. Em termos de coeficiente de permeabilidade, verifica-se que houve maior quantidade de hidrocortisona difundida do que permeada, em que o Kp do acetato de celulose foi de 0,0340 cm min-1 e o Kp do biomembrana foi de 0,0027 cm min-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.