Experience and reflection for professional practice of teaching: the constitution of the professor of science and mathematics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034410

Keywords:

teaching, narrative research, professional practice

Abstract

The narratives (re)told and (re)lived by two teachers, one of sciences and the other of mathematics, immersed us in the context of the formative process for teaching, in search of understanding about experience, reflections and professional practice. In this sense, we seek the theoretical assumptions of literature to analyze how praxis is assumed by science and mathematics teachers, from the narrated experience, reflective thinking and professional practice in the context of teaching. From the empirical material, analyzed in the light of discursive textual analysis (ATD) and composed of letters and interviews, two broader categories emerged considered congruent in the aspects of formative narratives, namely: sliding into details of the experience by its own history of schooling; and, (ii) turning inward, contemplating the (re)constitute teacher in the present. The results point to an overcoming of the teacher's education due to the motivations present in his experiences, capable of establishing a reflection on and for the action of professional practice in the classroom, autonomously and in search of constant transformation.

Author Biographies

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.

Cintia Aliny Silva de Souza, Secretaria Executiva de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Belém, PA, Brasil

Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Pará (FAP). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora de Química e Ciências da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Pará (SEDUC/PA). Preceptora do Programa Residência Pedagógica Química UFPA/Belém.

Silvaney Fonseca Ferreira Seabra, Secretaria Executiva de Estado de Educação do Pará (SEDUC), Belém, PA, Brasil

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (2018) pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2004) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2007). É professora da Secretaria de Educação do estado do Pará (SEDUC) desde 2008 e professora da Faculdade Estácio Castanhal (2019) e Docente externa à UFPA do Programa de Pós-Graduação em Docência Educação Ciências e Matemática - PPGDOC (2021) .

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); Licenciatura em História Natural pela mesma Universidade (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". É professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição (iniciação à docência desde o início da graduação) e a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. É pesquisadora na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM), de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA, por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016, reassumindo este cargo em 2021. Foi coordenadora do Mestrado Profissional DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS (PPGDOC), de 2014 a 2019. É docente e orientadora de mestrado e doutorado nos três PPG supracitados.

Published

2023-04-15

How to Cite

Rodrigues-Moura, S., Souza, C. A. S. de, Seabra, S. F. F., & Gonçalves, T. V. O. (2023). Experience and reflection for professional practice of teaching: the constitution of the professor of science and mathematics. Scientia Plena, 19(3). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.034410

Issue

Section

II Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia