Mapas conceituais no ensino de física como estratégia de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012723Keywords:
Ensino de Física, Mapas conceituais, Estratégia de avaliaçãoAbstract
Considerando as várias dificuldades dos alunos de Ensino Fundamental em aprender conceitos de físicos, nota-se a necessidade de elaborar novas estratégias de ensino visando minimizar tais dificuldades e, ao mesmo tempo, despertando interesse do aluno para o estudo de Física. Como proposto por Joseph Novak, o mapa conceitual é uma ferramenta utilizada como recurso para alcançar a aprendizagem significativa, contribuindo à construção hierárquica dos conceitos a partir dos conhecimentos prévios dos alunos. Por isso, o presente trabalho foi realizado para abordar a utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação durante o processo de ensino e aprendizagem sobre conceitos de ondas, som e luz. Os mapas conceituais foram elaborados e aplicados aos alunos de uma turma do 9° ano de uma escola pública da cidade de Marabá (Pará). A análise foi baseada em critérios, como segue: conceitos sobre o conteúdo, hierarquização, relações entre os conceitos e clareza durante a leitura do mapa conceitual. A partir dessa análise, observou-se inicialmente que os alunos apresentam grandes dificuldades, e elas diminuem à medida que os mapas conceituais são refeitos. Os resultados deste trabalho permitiram constatar, também, que a ferramenta de mapa conceitual pode ser usada como estratégia de avaliação, bem como observar as limitações e as potencialidades que os alunos apresentam sobre a aprendizagem dos conceitos propostos. Além disso, conclui-se que os mapas possibilitam melhor aprendizagem e valorizam os conhecimentos pré-existentes dos alunos.Downloads
Published
2017-01-13
How to Cite
Souza Júnior, M. V. de, Célio, V. C. C., Nogueira, S. C. O., Martins, A. F., Freitas, K. H. G., & Sousa, F. F. (2017). Mapas conceituais no ensino de física como estratégia de avaliação. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012723
Issue
Section
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work