Uma reflexão sobre o ensino de Astronomia na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012707Keywords:
Currículo Comum, Ensino de Astronomia, Livro DidáticoAbstract
Tema recorrente da política educacional brasileira, durante muitos anos discutiu-se a possibilidade da implementação de um Currículo Nacional que contemplasse de forma igualitária o acesso ao ensino e aprendizado de modo a garantir as especificidades regionais, culturais e sociais do país. Hoje, essa expectativa tornou-se realidade. A proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é de justamente fomentar e subsidiar um currículo comum que atenda a todas as expectativas da comunidade escolar e mais, com a participação efetiva em todo o processo dos diversos grupos e segmentos da sociedade civil brasileira nas discussões. Evidentemente, que a BNCC não resolverá todos os problemas, entretanto, acredita-se para a maioria dos especialistas que amenizará boa parte deles. Como a BNCC traz uma discussão ampla a respeito, esse artigo, limitou-se a discussão na Unidade Curricular do ensino de Astronomia na perspectiva dos eixos formativos da BNCC, apresentando as potencialidades e fragilidades de sua inserção na dinâmica da escola, com foco nos processos formativos de docência, nos livros didáticos e no regime de período letivo atual, além é claro, da complexidade dos conteúdos de Física, especificamente, os conteúdos de Astronomia, suas interpretações, os processos metodológicos envolvidos no ensino e perspectivas futuras. Atualmente, o processo de discussão a respeito da BNCC continua, porém, a análise e a visão geral de como a BNCC atuará nos fornece um delineamento inicial sobre as possíveis estratégias ou técnicas de ensino nessa perspectiva tão recente de um currículo comum.Downloads
Published
2017-01-13
How to Cite
Lima Jr, J. G. dos S., Andrade, J. E. de, Dantas, J. de M., & Gomes, L. M. (2017). Uma reflexão sobre o ensino de Astronomia na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Scientia Plena, 13(1). https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012707
Issue
Section
I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work