Projeto de robô hidráulico para o ensino dos conceitos de hidrostática em aulas exploratória
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012706Keywords:
robô hidráulico, aprendizagem significativa, atividade experimentalAbstract
Apresentamos o resultado do estudo exploratório sobre a construção de robô hidráulico afim de se promover uma aprendizagem significativa, sobre conceitos de hidrostática, ao alunos do primeiro ano do ensino médio. As atividades experimentais, sejam em laboratório ou em sala de aula, são ferramentas importantes que ajudam na compreensão dos fenômenos físicos. O projeto de construção de robô hidráulico foi aplicado em três turmas do primeiro ano do ensino médio no Centro de Ensino Luzia Aires Maranhão, na cidade de Carolina - Maranhão. A pesquisa foi realizada com 95 alunos em quatro etapas: na primeira, foi aplicado um questionário sobre conceitos de hidrostática com objetivo de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos; na segunda foi ministrado o conteúdo, seguindo o seguinte planejamento; aula expositiva dialogada com aplicação de experimentos simples em sala de aula; na terceira a construção do robô hidráulico e para finalizar, na quarta etapa do trabalho revimos o questionário para se verificar o ganho na aprendizagem dos alunos. Com esse trabalho foi possível constatar que a atividade experimental em sala de aula é uma estratégia com grande potencial para desenvolver a aprendizagem significativa no ensino de Física contanto que seja feito um planejamento contemplando a participação dos discentes. Em nossa pesquisa utilizamos a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work