Ciências, culturas e educação: reflexões acerca do “eu” e do “outro” em um processo formativo docente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112704Keywords:
Cultura 1, Educação 2, Identidade 3Abstract
Esta investigação foi desenvolvida junto às ações dos programas PIBID/ PRODOCÊNCIA/CAPES da área de Química/Ciências- UFS do Campus Itabaiana. As ações de ensino, pesquisa e extensão desse subprojeto foram desenvolvidas em seis colégios estaduais sergipanos, durante os anos de 2012 à 2014. O objetivo deste trabalho é analisar, a partir dos contatos e convívio com uma comunidade quilombola, as reflexões de duas bolsistas pibidianas acerca do “eu” e do “outro”. A perspectiva etnográfica e o relato autobiográfico constituem a metodologia do trabalho. Os métodos de coleta de dados foram o diário de campo e as observações. Assim, este trabalho possibilitou uma reflexão acerca das opiniões e visões das pesquisadoras/bolsistas sobre à cultura afro-brasileira, mais especificamente, das visões acerca de “nós” e dos “outros”, conforme exposto por Candau, buscando uma reflexão acerca da construção, histórica e culturalmente situada, da identidade docente.
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