Estudo de adsorção de corante vermelho Congo sobre materiais tipo Ni2O3/NaZSM-5
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.124201Palavras-chave:
adsorção, vermelho Congo, Ni2O3/NaZSM-5Resumo
Neste trabalho, foram desenvolvidos materiais do tipo Ni2O3/NaZSM-5 e avaliados na adsorção de corante vermelho Congo. A zeólita NaZSM-5 foi obtida a partir da zeólita NH4ZSM-5 comercial através de troca iônica e óxido de níquel(III) foi incorporado na NaZSM-5, em diferentes proporções, por mecanossíntese. Os adsorventes foram caracterizados utilizando adsorção e dessorção de N2, difratometria de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e determinado o pH do ponto de carga zero (PCZ). Os resultados de remoção do vermelho Congo por adsorção em fase líquida mostrou que os adsorventes contendo óxido de níquel(III) (10% Ni2O3/NaZSM-5 e 20% Ni2O3/NaZSM-5) apresentaram eficiência de adsorção 5 e 9% maior do que a NaZSM-5. Estudos cinéticos mostraram que o modelo de pseudo segunda ordem exibiu o melhor ajuste com os dados experimentais com valores de R2 mais próximos da unidade. O estudo de reutilização dos adsorventes foi avaliado e apresentou resultados promissores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sara de Jesus Santos, Anne Michelle Garrido Pedrosa, Marcelo José Barros de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.