Valorização inovadora do bagaço de malte: transformando subproduto da cerveja em pão integral rico em nutrientes
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.041501Palavras-chave:
cevada, resíduo, propriedades funcionaisResumo
Este estudo teve como objetivo valorizar o bagaço de malte, subproduto do processamento de cerveja artesanal tipo Pilsen, por meio da obtenção de farinha de bagaço de malte e utilização na formulação de pães integrais (tipo pão). As formulações experimentais de pães foram criadas em uma unidade industrial, substituindo parcialmente a farinha de trigo integral por concentrações variadas de farinha de bagaço de malte (10, 20, 30 e 40%). Estas formulações foram então caracterizadas tanto nutricionalmente quanto às suas propriedades tecnológicas. Os resultados revelaram que a incorporação da farinha de bagaço de malte (granulometria variando de 0,15 a 1,50 mm) em pães integrais, com substituição parcial de até 20% da farinha de trigo integral, resultou em produtos que apresentaram excelente aceitação sensorial e possuíam características e qualidades sensoriais semelhantes às do pão feito inteiramente de farinha de trigo. Além disso, foi observado um aumento nutricional significativo, particularmente em termos de conteúdo de proteínas e potássio. Conclui-se que a utilização do bagaço de malte no preparo da farinha de trigo integral apresenta uma alternativa ambientalmente sustentável e que reduz o desperdício. Também permite o desenvolvimento de novos produtos, como o pão, devido aos benefícios nutricionais do bagaço do malte. Assim, é imprescindível explorar ainda mais o bagaço de malte, dados seus atributos nutricionais e sua abundante disponibilidade na indústria cervejeira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carine Paula Dorigon, Rosicler Colet, Ilizandra Aparecida Fernandes, Giovana Feltes, Elisandra Rigo, Juliana Steffens, Clarice Steffens, Eunice Valduga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.