Hidrólise de concentrado de soro de leite de ovelha por membrana e avaliação das propriedades antioxidantes e antimicrobianas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.021501Palavras-chave:
diafiltração, Salmonella choleraesuise, Listeria monocytogenesResumo
O soro de leite de ovelha é uma importante fonte proteica e apresenta propriedades funcionais. Estudos relacionados à concentração de proteínas do soro de leite de ovelha ainda são escassos na literatura. Para melhorar não só as propriedades químicas, físicas e funcionais dos alimentos, mas também as características de absorção das proteínas, sem comprometer o valor nutricional, pode-se utilizar o processo de hidrólise enzimática. A partir da hidrólise das proteínas do soro de leite são gerados peptídeos bioativos que possuem atividade antioxidante e microbiana. O objetivo deste estudo foi produzir concentrado de soro de leite de ovelha por ultrafiltração/diafiltração e realizar a hidrólise enzimática utilizando corolase H-pH em diferentes tempos (1, 2, 3, 4, 5 e 6 h) e avaliar o grau de hidrólise, potencial antioxidante e antimicrobiano e frações protéicas. O valor proteico encontrado para o soro de leite de ovelha diafiltrado foi de 84% com as frações protéicas correspondendo a β-lactoglobulina, α-lactalbumina. Os valores do grau de hidrólise foram 12,07 e 15,55% nos tempos avaliados. A maior atividade antimicrobiana foi observada em 1 h para Salmonella choleraesuise e Listeria monocytogenes e a alta atividade antioxidante foi obtida para a concentração máxima testada (3,0 mg mL/L) em 6 h de hidrólise. Portanto, o soro de leite de ovelha diafiltrado hidrolisado apresentou características antimicrobianas e antioxidantes, apresentando potencial de aplicação em alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daiane Preci, Ilizandra Aparecida Fernandes, Eunice Valduga, Rogério Luis Cansian, Juliana Barbosa Steffens, Clarice Steffens, Vandré Barbosa Brião
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.