Extração a frio sequencial e fracionada de sementes de Plantago major e Plantago tomentosa
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.020201Palavras-chave:
polifenóis, flavonoides, taninosResumo
Este estudo investigou a recuperação de atividades fitoquímicas e biológicas em extratos de sementes de Plantago major e Plantago tomentosa utilizando diferentes solventes. Por meio da extração sequencial e fracionada a frio, utilizando solventes com polaridade crescente (n-hexano, diclorometano e etanol) na recuperação de polifenóis totais, flavonóides, taninos, toxicidade, atividade antioxidante e antimicrobiana. Os extratos de P. major apresentaram 5,9, 1,35 e 4,2 vezes mais polifenóis, flavonóides e taninos totais do que P. tomentosa, respectivamente. O extrato etanólico de P. major apresentou alta atividade antioxidante, porém na P. tomentosa foi observada no extrato diclorometano. Todos os extratos tiveram uma boa concentração inibitória mínima (CIM) contra Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Salmonella choleraesuis. Os extratos diclorometano e etanólico, de ambas as sementes, não apresentaram toxicidade para Artemia salina. A extração sequencial e fracionada a frio com diferentes solventes mostrou-se uma excelente alternativa para obtenção de alta atividade biológica de sementes de Plantago.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sandra Palavicini, Roberta Souza, Morgana Marco, Julia Bernardi, Natalia Paroul, Geciane Toniazzo, Rogério Cansian, Clarice Steffens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.