Seleção de genótipos do gênero Manihot tolerantes à salinidade durante estabelecimento inicial
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.031502Palavras-chave:
forrageira, potencial osmótico, estresse salinoResumo
A salinidade é uma grande restrição ambiental para a produtividade de cultivos nas regiões áridas e semiáridas do mundo. Espécies silvestres do gênero Manihot são utilizados por pecuaristas do Semiárido nordestino como forragem para o rebanho de pequenos ruminantes, devido à sua rusticidade e tolerâncias às condições climáticas dessa região. A avaliação da tolerância durante o estágio de germinação de uma planta permite uma boa previsão de sua resposta à salinidade. Sendo assim, objetivou-se avaliar a germinação e crescimento inicial de plântulas de diferentes acessos de espécies silvestres do gênero Manihot em condições de salinidade. Foi realizado um experimento em delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 6 x 3 (acessos x condutividade elétrica), com três repetições de 10 sementes. Foi avaliada a germinação e crescimento inicial de seis acessos oriundos da Coleção de Espécies Silvestres do Gênero Manihot da Embrapa Semiárido em substrato umedecido com soluções de NaCl nas condutividades elétricas 0, 4, 8 dS.m-1. O aumento da condutividade elétrica inibiu a germinação das sementes, com exceção do acesso BGMS38, que apresentou plântulas normais acima de 60% em até 8 dS.m-1. O aumento gradual da condutividade elétrica do substrato induz a inibição do processo germinativo e desenvolvimento inicial das plântulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sara de Souza Alencar, Jasmine Novaes Tavares Freire, Jamille Cardeal Silva, Raquel Araujo Gomes, Marcelo do Nascimento Araujo, Rafaela Priscila Antonio, Bárbara França Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.