Efeito da temperatura sobre a germinação de sementes de cebola

Giselle Souza Pinheiro, Francislene Angelotti, Carmem Valdenia da Silva Santana, Bárbara França Dantas, Nivaldo Duarte Costa

Resumo


As atividades antrópicas, aliadas aos fatores naturais estão causando alterações no clima, como o aumento da temperatura média no planeta. Entre os diversos fatores que podem afetar a germinação de hortaliças, a temperatura é considerada um dos mais importantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de três cultivares de cebola (Allium cepa L.) submetidas a diferentes temperaturas. Sementes de cebola das cultivares: Franciscana IPA-10, Valeouro IPA-11 e Alfa São Francisco foram mantidas em incubadoras tipo BOD, sob cinco temperaturas constantes (15, 20, 25, 30 e 35 ºC ) e fotoperíodo de doze horas de luz. As variáveis avaliadas foram: germinação (G), velocidade de germinação (VG) índice de velocidade de germinação (IVG), e tempo médio de germinação (TMG). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com três cultivares e cinco temperaturas em arranjo fatorial 3x5 com quatro repetições de 25 sementes de cada cultivar. As temperaturas afetaram a G, VG, IVG e TMG para as três cultivares. A temperatura ótima para a germinação da cebola variou de 15 a 22 ºC de acordo com a cultivar. Temperaturas acima de 30 oC foram desfavoráveis para a germinação das cultivares de cebola testadas.


Palavras-chave


Allium cepa L.; mudanças climáticas; estresse térmico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.