Abordagem lúdica das questões de física: história em quadrinhos sobre cinemática

Autores

  • Willamy de Oliveira Cavalcante Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Andréa de Lima Ferreira Novais Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Fernanda Carla Lima Ferreira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074814

Palavras-chave:

história em quadrinho, física, cinemática

Resumo

Considera-se a física tem tudo para ser uma disciplina superinteressante, mas quando se fala em resolver questões, poucas são as metodologias diferenciadas que surgem. O uso de Histórias em Quadrinhos que já vêm divertindo e informando, pode também auxiliar em cálculos, com sua linguagem simples e universal. Constatado esse potencial, o presente trabalho tem por objetivo a utilização das Histórias em Quadrinhos como instrumento de ensino de física, atentando-se para o uso diferenciado nas resoluções de questões de cinemática na sala de aula. Os dados do estudo foram obtidos com alunos do Ensino Médio Semipresencial de educação de Jovens e Adultos. Os resultados de sua implementação das Histórias em Quadrinhos para o ensino de Cinemática foram satisfatórios quanto à apropriação da proposta para o interação e a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Publicado

2019-08-09

Como Citar

Cavalcante, W. de O., Novais, A. de L. F., & Ferreira, F. C. L. (2019). Abordagem lúdica das questões de física: história em quadrinhos sobre cinemática. Scientia Plena, 15(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.074814

Edição

Seção

V Encontro de Física do Entorno do Bico do Papagaio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2