Banco de sementes do solo de sítios de Caatinga sob influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.041001Palavras-chave:
Invasão Biológica, Propágulos, Savana EstépicaResumo
O estudo do banco de sementes (BS) pode ser utilizado como uma importante ferramenta para ponderar sobre o estado de conservação de espécies vegetais e de seus ambientes. Assim, o presente estudo objetivou avaliar o BS de sítios de Caatinga sob influência das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A área de estudo localizada em Sertânia, PE, foi dividida em três ambientes: Ambiente 1 – sítio de Caatinga alterado pelas obras do PISF; Ambiente 2 – borda do fragmento de Caatinga; Ambiente 3 – interior do fragmento de Caatinga. A coleta dos solos foi feita em unidades amostrais de 20 x 20 cm, totalizando 20 amostras por ambiente. A avaliação do banco de sementes foi realizada pelo método de emergência de plântulas. Ao todo foram registradas 63 espécies, sendo 17 no Ambiente 1, 43 no Ambiente 2 e 44 no Ambiente 3. As desigualdades entre os ambientes observadas nesse estudo parecem ser reflexo direto das diferenças biofísicas existentes entre os sítios. Conclui-se que o BS dos sítios estudados apresenta diferenças significativas entre si na abundância e diversidade de espécies, especialmente em razão da grande quantidade de propágulos de espécies exóticas invasoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.