Estrutura da comunidade de plantas daninhas nativas e exóticas invasoras em áreas de plantio de mandioca
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.040201Palavras-chave:
plantas infestantes, invasão biológica, macaxeiraResumo
As plantas daninhas são responsáveis por diminuir a produtividade de diferentes culturas agrícolas. Em razão da importância do tema, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar como a comunidade de plantas daninhas nativas e exóticas invasoras está estruturada em áreas de plantio de mandioca em propriedades rurais na região de Itabaiana, SE. Para tanto, foram selecionadas cinco áreas e amostradas 10 parcelas de 1 m² em cada área. Nas unidades amostrais foram contabilizados todos os indivíduos de cada espécie presente e para a avaliação da cobertura das espécies, as parcelas foram divididas em 100 subparcelas de 10 cm x 10 cm. Foram computados o número de subparcelas preenchidas por cada espécie. Foram calculados os parâmetros fitossiciológicos usuais e foram realizadas as demais análises (diversidade, equabilidade, similaridade, dissimilaridade, ANOSIM e NMDS). No total foram amostrados 8157 indivíduos, distribuídos em 58 espécies. Destas, 46 eram nativas e 12 eram exóticas invasoras. A espécie nativa com maior valor de importância (VI = 50,65) foi Urtica dioica e a exótica invasora (VI = 18,91) foi Dactyloctenium aegyptium. As espécies exóticas invasoras representaram 9,12% da densidade observada nas parcelas. Nas análises de similaridade, dissimilaridade e NMDS observou-se diferenças na composição de espécies entre as áreas estudadas. Os resultados indicaram uma alta riqueza de plantas daninhas nativas e exóticas invasoras, as quais representam grande impacto econômico para os agricultores da região, assim como para os ecossistemas naturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diego de Andrade Mendonça, Kelianne Carolina Targino de Araújo, Anny Bianca Santos Cruz, Thieres Santos Almeida, Juliano Ricardo Fabricante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.