Variáveis climáticas influenciam a riqueza, composição e distribuição de plantas exóticas invasoras?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.072401%20Palavras-chave:
invasão biológica, espécies alóctones, climaResumo
Neste trabalho buscamos avaliar a influência das variáveis climáticas (precipitação e temperatura) na distribuição de plantas exóticas invasoras em Sergipe, Brasil. Para isso, percorremos 550 km de rodovias do Estado registrando as plantas exóticas invasoras e relacionamos posteriormente com variáveis climáticas disponíveis em base de dados. No total foram amostradas 46 espécies distribuídas em 17 famílias. Nossos resultados demonstram que a comunidade é influenciada pelas variáveis climáticas testadas. A maior riqueza de espécies ocorreu na zona semiárida de Sergipe. A riqueza foi influenciada principalmente pela precipitação anual, apresentando uma relação negativa. A composição de espécies, por sua vez, foi afetada por quatro variáveis (precipitação anual, sazonalidade da precipitação, temperatura máxima no mês mais quente e temperatura média anual) que determinam suas distribuições. Algumas exóticas invasoras agressivas foram limitadas principalmente pela precipitação anual e sazonalidade de precipitação. No entanto, outras apresentaram alta amplitude de ocorrência, podendo assim se dispersar por diversas regiões já que não apresentam limitações perante as condições climáticas. Assim, concluímos que as condições climáticas podem influenciar de forma positiva ou negativa a composição, riqueza e distribuição de espécies exóticas invasoras no Estado. Nossos resultados auxiliam na compreensão dos efeitos das condições do ambiente na distribuição de espécies exóticas invasoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thieres Santos Almeida, Rony Peterson Santos Almeida, Juliano Ricardo Fabricante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.