Estrutura populacional de Melocactus ernestii Vaupel (Cactaceae)
Palavras-chave:
cabeça-de-frade, cactos, semiáridoResumo
As cactáceas são um importante componente da flora das caatingas e vem sofrendo com a exploração predatória de suas populações e com a degradação dos seus sítios de ocupação. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar uma população de Melocactus ernestii Vaupel subsp. ernestii ocorrente em um afloramento rochoso no Município de Pocinhos, PB, visando subsidiar informações para o manejo adequado e conservação da espécie. Em toda extensão do afloramento rochoso foram alocadas 60 parcelas de 1 m². Os indivíduos amostrados foram classificados segundo seu estádio ontogenético, avaliando-se a densidade, a altura, o diâmetro na secção central e o número de mortos. Para avaliar o padrão de distribuição espacial da espécie foi calculado o Índice de Dispersão de Morisita (Id) e para verificar a influência de um estádio ontogenético sobre o outro, foi aplicado o coeficiente de correlação linear (r). Foram amostrados 789 indivíduos, dos quais 595 eram jovens e 194 adultos. O valor do Id foi de 1,46 indicando que a distribuição populacional apresentou padrão agregado. O valor de r = -0,4887 demonstra uma correlação linear negativa entre os estádios ontogenéticos. A população estudada não demonstra estabilidade, com um pequeno número de indivíduos estoque.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.