Analogias e metáforas no ensino e aprendizagem do conceito de átomo: breve análise em livros didáticos
Palavras-chave:
Analogia, Metáfora, Livros Didáticos.Resumo
As analogias e metáforas funcionam como recurso cognitivo, tanto para compreender a explicação do professor, como para explicar os conceitos apresentados nos livros didáticos. Nosso objetivo geral é analisar o uso de analogias e metáforas apresentadas em dois livros didáticos utilizados por alunos do 1º ano do Ensino Médio de duas escolas, uma da rede pública e a outra privada, sobre a compreensão do conceito de modelos atômicos. A abordagem desta pesquisa é qualitativa. Escolhemos esse tema por considerar esse conteúdo ser de extrema importância para compreensão dos demais conteúdos, como também, pelas dificuldades apresentadas pelos alunos em relação ao entendimento do que é ensinado, devido à linguagem utilizada pelos professores e livros didáticos. Como resultados, entendemos que os critérios utilizados pelos professores para propiciar a aprendizagem precisam estar claros, pois há necessidade de recorrer a diferentes formas explicativas. Se o livro didático não dispõe de uma linguagem diversificada que mobilize o pensamento, consequentemente, o professor terá que disponibilizá-la através de outras formas que possibilitem a imaginação criativa. A compreensão de conceitos químicos, sem o uso das comparações, é bem mais complexa quando a imaginação dos alunos não consegue estabelecer relações com conhecimentos anteriores. Os livros didáticos precisam ser mais interativos e não apenas informativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.