Análise da potencialidade de uso de compostos à base de MgSO4 e MgB4O7 em monitoração de radiação beta
Palavras-chave:
Dosimetria TL, sulfatos, radiação betaResumo
Os dosímetros termoluminescentes exercem um papel fundamental na medição de diversos tipos de radiações. Os sulfatos, como tipo de material dosimétrico, vem sido de utilizados por mais de 20 anos. O fósforo que tem sido investigado para a dosimetria é o sulfato de magnésio. O objetivo desse trabalho foi o de apresentar os resultados do desenvolvimento de dosímetros à base de sulfato de magnésio para a dosimetria beta (A literatura apresenta resultados para os materiais estimulados com radiação gama, Raios X, etc.). Os compósitos analisados foram o MgSO4:Dy, MgSO4:Tm e o MgB4O7:Dy. Amostras de MgSO4:Tm e MgB4O7:Dy foram produzidas através de uma adaptação do método de crescimento de cristais descrito por Yamashita em 1971, e o MgSO4:Dy foi produzido através de um novo método chamado de recristalização, substituindo o ácido por água. Após a etapa de crescimento, os cristais foram submetidos a tratamentos térmicos a 900°C durante 5 horas para os sulfatos de magnésio e de 400°C durante duas horas para o tetraborato de magnésio, e em seguida, foram submetidos a irradiações com fonte beta 90Sr+90Y, com doses de 1 a 40 Gy. Finalizando o processo, foram obtidas as curvas de resposta termoluminescente numa leitora termoluminescente Harshaw 3500. Através dos resultados obtidos, podese concluir que o material apresenta potencial para a medição de radiação beta. As curvas de emissão TL apresentaram picos de emissão entre 70°C e 350°C, que é uma faixa de temperatura adequada paradosimetria.
Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Cruz, A. R., Souza, D. N., Souza, L. F., & Vasconscelos, D. F. (2012). Análise da potencialidade de uso de compostos à base de MgSO4 e MgB4O7 em monitoração de radiação beta. Scientia Plena, 8(3(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/988
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.