Avaliação da viabilidade técnica do uso de lodo de estação de tratamento de água em camadas de cobertura de aterros sanitários
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.019911Palavras-chave:
reutilização de resíduos, cobertura de aterro, impermeabilidadeResumo
O manejo inadequado do lodo de estação de tratamento de água (LETA) gera impactos ambientais, exige grandes áreas para armazenamento e eleva os custos de transporte e disposição final. A sua aplicação como material de cobertura em aterros sanitários surge como alternativa para promover a gestão sustentável de resíduos sólidos. Este trabalho verifica a viabilidade técnica de uso de misturas de solo com 20% e 40% de LETA em camadas de coberturas de aterros sanitários. A ETA Meia Ponte, gerenciada pela SANEAGO, no estado de Goiás, foi utilizada como estudo de caso. Foram executados levantamento da produção de LETA por meio do método da Association Française pour l'Étude des Eaux (AFEE), ensaios de caracterização geotécnica e de permeabilidade, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os resultados obtidos foram comparados aos parâmetros estabelecidos por agências ambientais. A geração de LETA foi estimada em cerca de 4.500 toneladas de lodo, entre 2021 e 2022, apenas na ETA Meia Ponte. Esse volume sem mistura com o solo é suficiente para construir em torno de 1.000 m² de uma camada de cobertura. O solo e as misturas apresentaram características físicas e hidráulicas compatíveis com os requisitos técnicos para aplicação em camadas de cobertura de aterros sanitários A proposta representa uma alternativa sustentável para o aproveitamento de resíduos gerados em estações de tratamento de água, contribuindo para a redução de impactos ambientais e a promoção da economia circular na gestão de resíduos sólidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Emilly Anne Ferreira Ledo Lima, Derovil Antônio dos Santos Filho, Paulo Sérgio Scalize, Franck Wallace Almeida Rodrigues, Lais Roberta Galdino de Oliveira, Marcia Maria dos Anjos Mascarenha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








