Aspectos da cunha salina e estruturas de contenção: Barragem-Eclusa e o Canal São Gonçalo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.019907Palavras-chave:
recursos hídricos, salinidade, gestão de bacias hidrográficasResumo
O Canal São Gonçalo conecta a Laguna dos Patos à Lagoa Mirim, configurando-se como um corpo hídrico de grande relevância no extremo sul do Brasil, cujas águas são utilizadas para múltiplos fins, como abastecimento público, irrigação, navegação e recreação. Para garantir a manutenção das características de água doce e evitar a intrusão salina proveniente do Oceano Atlântico, foi construída, em 1977, a Barragem e Eclusa do Canal São Gonçalo (BECSG). Diante dos quase cinquenta anos de operação ininterrupta, desprovida de intervenções de revitalização e modernização, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da BECSG na contenção da intrusão salina na porção sul do canal e na Lagoa Mirim. Para isso, foram utilizados dados de qualidade da água da Agência para o Desenvolvimento da Lagoa Mirim, além de dados obtidos em campanha de campo realizada em 2023, com uso de perfilador de Condutividade-Temperatura-Densidade (CTD), em contexto de ocorrência de intrusão salina. As medições foram realizadas abrangendo duas seções transversais a jusante e montante da barragem, permitindo a análise de sua eficiência. Os dados utilizados correspondem a profundidade e condutividade, posteriormente convertida em salinidade. O processamento ocorreu em Python, com scripts específicos. Os resultados indicam que a BECSG apresenta eficiência superior a 90% na contenção do avanço da salinidade para a porção a montante, assegurando a manutenção dos usos múltiplos da água e contribuindo para a segurança hídrica e o desenvolvimento socioeconômico da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Arlene Fehrenbach, Cipriane Maciel Viana, Luciana Shigihara Lima, Nelva Bugoni Riquetti, Gilberto Loguercio Collares, Franciéle Schwanck

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








