Potencial de tingimento de fibras de poliamida com emprego de extrato de folhas de eucalipto
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.019901Palavras-chave:
tingimento natural, poliamida, extrato de eucaliptoResumo
Os substratos têxteis são tingidos com corantes sintéticos que nem sempre são facilmente removidos dos efluentes com os tratamentos convencionais. Considerando esta limitação, os corantes naturais vêm sendo estudados com maior rigor nos últimos anos. Este estudo teve como objetivo avaliar o emprego do extrato aquoso de diferentes folhas de eucalipto no tingimento de malha de poliamida com o emprego de dois biomordentes, leite de soja e suco de limão cravo. O extrato foi obtido de folhas de eucalipto frescas e maduras, secas de forma natural e em estufa, por meio de uma extração em água. O tingimento foi realizado em processo por esgotamento em equipamento de canecos com aquecimento por infravermelho, a 98 °C por 30 minutos. Foram avaliados os resultados obtidos por meio de análise de intensidade colorística, solidez à cor, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier. Os resultados permitiram concluir que as folhas maduras apresentam maior poder tintorial do que as folhas frescas, proporcionando cores intensas de tonalidade marrom. O biomordente de leite de soja com o extrato de folhas maduras também se mostrou eficaz, com K/S de 108,55 e com nota de solidez a lavação de 4/5 tanto para alteração quanto para transferência, o que indica que é possível aplicar o extrato de folhas de eucalipto como alternativa sustentável no tingimento têxtil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Louise de Souza Barbosa, Sophia Helena Alves, Brenno Henrique Silva Felipe, Catia Rosana Lange de Aguiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








