A relação entre morfologia das folhas na composição química e potencial antioxidante do chá de Campomanesia adamantium (Cambess.) O.Berg
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.107201Palavras-chave:
guavira, Myrtaceae, polifenóisResumo
Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg, popularmente conhecida como guavira, é uma espécie nativa do Brasil de grande relevância socioeconômica, devido à comercialização de seus frutos, e cultural, sendo reconhecida como fruto-símbolo do estado de Mato Grosso do Sul. Esta espécie possui alta variabilidade genética e morfológica. Este estudo investigou a influência da morfologia foliar na composição química e no potencial antioxidante das infusões de C. adamantium. Folhas de sete indivíduos silvestres foram coletadas e caracterizadas com base no comprimento, largura, massa, teor de umidade e padrão de nervuras. As análises químicas quantificaram compostos fenólicos totais, flavonoides e taninos, além da capacidade antioxidante (ensaios com DPPH). Na Análise de Coordenadas Principais (PCoA) observaram-se três agrupamentos morfológicos: folhas pequenas (amostras 1, 3 e 6), folhas estreitas e alongadas (amostras 2 e 5) e folhas grandes (amostras 4 e 7). A Análise de Componentes Principais (PCA) indicou uma forte correlação entre a composição química e a morfologia foliar. As folhas estreitas e alongadas apresentaram maior teor de compostos fenólicos (210,47-220,13 µg GAE mL-1), flavonoides (48,67-52,89 µg RE mL-1), taninos (122,85-125,85 µg ATE mL-1) e potencial antioxidante (567,25-568,5 µg TE mL-1). Esses resultados sustentam o potencial da seleção de morfotipos com características desejáveis para cultivo e uso comercial, promovendo, assim, a padronização e a melhoria da qualidade dos produtos à base de folhas de C. adamantium.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago Luis Aguayo de Castro, Giovanna Eduarda Machado, Maria do Carmo Vieira, Claudia Andrea Lima Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








