Otimização da extração assistida por ultrassom de compostos fenólicos das folhas de Croton blanchetianus Baill. e análise cromatográfica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087210Palavras-chave:
flavonoides, perfil cromatográfico, antioxidantesResumo
No presente estudo foi realizada a otimização de extração de compostos fenólicos a partir das folhas de Croton blanchetianus por extração assistida por ultrassom (EAU), avaliando o efeito das variáveis concentração de etanol em água, relação solvente para sólido e tempo de extração por meio de um planejamento Box-Behnken, e a comparação dos resultados fitoquímicos e antioxidantes obtidos pelos extratos otimizados com aqueles dos extratos preparados por métodos convencionais de extração (infusão e decocção). Os resultados mostraram que as melhores condições de extração foram: concentração de etanol 40,40%, relação solvente para sólido de 72,52 mL/g e tempo de 20,67 min, o que resultou em um TFT (teor de fenólicos totais) de 154,99 ± 3,96 mg EAG/g ms. O extrato obtido nas condições otimizadas apresentou valores de TFT, teor de flavonoides totais (TFLT) e atividade antioxidante maior que aqueles de infusão e decocção, constatando que o método EAU foi superior aos demais métodos extrativos quanto à recuperação de compostos fenólicos. Através dos perfis cromatográficos dos extratos obtidos pelas diferentes técnicas extrativas, foram observados a presença de compostos químicos pertencentes as classes dos ácidos fenólicos, fenilpropanoides e flavonoides. Assim, este estudo inicial de avaliação das variáveis que afetam a extração de compostos fenólicos a partir da espécie C. blanchetianus servirá de base para a realização de estudos adicionais com essa espécie medicinal visando a obtenção de preparações enriquecidas de compostos fenólicos biologicamente ativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Michael Silva, Raphael Amancio de Jesus, Julio Manoel Andrade de Oliveira, Maria Andrea Silva, Ryan Santos Ribeiro, Luís Fernando de Andrade Nascimento, Rosemeire Santos Costa, Arie Fitzgerald Blank, Paulo Cesar de Lima Nogueira, Valéria Regina de Souza Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








