Atributos físicos sob diferentes sistemas de uso no sul do Espírito Santo
Palavras-chave:
qualidade do solo, pastagem, cafeeiroResumo
O uso sustentável do solo tem-se constituído em tema de crescente relevância face o aumento das atividades antrópicas. Com o objetivo de avaliar possíveis alterações na densidade do solo e porosidade total de um Latossolo Vermelho-Amarelo de textura média com 55% de areia e 23% de argila, com densidade de partículas em torno de 2,69 Mg m-3, em área sob mata nativa (Floresta Estacional Semidecidual), pastagem (Brachiaria decumbens com rotacionamento dos bovinos) e cultivo com café (Coffea canephora), em Alegre, ES, foram retiradas amostras de solo em duas profundidades (0,0 a 0,2 m e 0,2 a 0,4 m). Os resultados revelaram que a interação entre as diferentes coberturas vegetais e as profundidades não foi significativa para nenhum atributo físico do solo avaliado, ou seja, os fatores em estudo atuam independentemente. A cobertura vegetal influenciou significativamente os valores da densidade do solo e da porosidade total. A mata nativa apresentou pelos parâmetros em estudo a melhor qualidade de solo, seguido do cafeeiro e pastagem.Downloads
Publicado
2013-07-22
Como Citar
Sperandio, H. V., Cecílio, R. A., Pilon, L. C., & Campanharo, W. A. (2013). Atributos físicos sob diferentes sistemas de uso no sul do Espírito Santo. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/843
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.