Temática socioambiental da qualidade da água: uma reflexão ambiental alinhada ao Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087207Palavras-chave:
Educação Ambiental, ensino e aprendizagem, ensino de químicaResumo
A busca pela interdisciplinaridade e contextualização no ensino tem ganhado espaço nos últimos anos, o que tem contribuído para integração entre disciplinas, conteúdos científicos e as temáticas ambientais, devido a necessidade de tornar o aluno crítico/reflexivo no seu processo de aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar a investigação realizada sobre as concepções alternativas dos alunos em relação temática socioambiental da qualidade de água para o consumo humano, bem como as associações que são estabelecidas por eles entre a temática e os conteúdos científicos de “solução” e “concentração”, através da sequência didática intitulada “A água que estou consumindo é potável?”. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa e tem como instrumentos de investigação as concepções e associações estabelecidas pelos alunos, questionários no molde aberto e confecção de cartazes. Como resultado desta pesquisa observou-se que, inicialmente, os alunos apresentaram concepções alternativas sobre a temática e o conteúdo que se distanciam do conceito científico, no entanto, ao final da aplicação da sequência didática, observou-se a evolução destas concepções, sendo que 42% dos alunos apresentaram uma evolução conceitual sobre a temática e 33% dos alunos demonstraram uma compreensão do conteúdo científico, estabelecendo uma associação com a temática. Desse modo, o estudo contribuiu para formação crítica dos alunos, visto que lhes proporcionou novos conhecimentos e reflexões sobre a problemática e conteúdos científicos trabalhados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adrielle Silva dos Santos, Maria Itamara dos Santos, Filipe Silva de Oliveira, Luciano Evangelista Fraga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








