Temática socioambiental da qualidade da água: uma reflexão ambiental alinhada ao Ensino de Química

Autores

  • Adrielle Silva dos Santos PPGECIA, UFS, Universidade Federal de Sergipe, 49107-230, São Cristóvão –SE, Brasil
  • Maria Itamara dos Santos PPGECIA, UFS, Universidade Federal de Sergipe, 49107-230, São Cristóvão –SE, Brasil
  • Filipe Silva de Oliveira Programa Interunidades em Ensino de Ciência, Universidade de São Paulo, 05508-220, São Paulo, Brasil
  • Luciano Evangelista Fraga Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-4287-3817

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087207

Palavras-chave:

Educação Ambiental, ensino e aprendizagem, ensino de química

Resumo

A busca pela interdisciplinaridade e contextualização no ensino tem ganhado espaço nos últimos anos, o que tem contribuído para integração entre disciplinas, conteúdos científicos e as temáticas ambientais, devido a necessidade de tornar o aluno crítico/reflexivo no seu processo de aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar a investigação realizada sobre as concepções alternativas dos alunos em relação temática socioambiental da qualidade de água para o consumo humano, bem como as associações que são estabelecidas por eles entre a temática e os conteúdos científicos de “solução” e “concentração”, através da sequência didática intitulada “A água que estou consumindo é potável?”. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa e tem como instrumentos de investigação as concepções e associações estabelecidas pelos alunos, questionários no molde aberto e confecção de cartazes. Como resultado desta pesquisa observou-se que, inicialmente, os alunos apresentaram concepções alternativas sobre a temática e o conteúdo que se distanciam do conceito científico, no entanto, ao final da aplicação da sequência didática, observou-se a evolução destas concepções, sendo que 42% dos alunos apresentaram uma evolução conceitual sobre a temática e 33% dos alunos demonstraram uma compreensão do conteúdo científico, estabelecendo uma associação com a temática. Desse modo, o estudo contribuiu para formação crítica dos alunos, visto que lhes proporcionou novos conhecimentos e reflexões sobre a problemática e conteúdos científicos trabalhados.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

Silva dos Santos, A., dos Santos, M. I., Silva de Oliveira, F., & Evangelista Fraga, L. . (2025). Temática socioambiental da qualidade da água: uma reflexão ambiental alinhada ao Ensino de Química. Scientia Plena, 21(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087207

Edição

Seção

XV ENESQUIM – Encontro Estadual de Química