Argumentação de estudantes sobre a temática dos aterros sanitários a partir de uma proposta didática com enfoque CTSA
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.087202Palavras-chave:
argumentação, CTSA, aterros sanitáriosResumo
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), cerca de 40% dos aterros no Brasil não possuem sistema adequado de impermeabilização, aumentando o risco de contaminação hídrica e podendo aumentar os impactos ambientais. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática baseada na abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), promovendo a participação ativa dos alunos sobre o tema e analisar sua argumentação. A sequência foi aplicada aos alunos do segundo ano do ensino médio (2ª Série–F). A turma é composta por 26 alunos, com diversidade de gênero e etnia (pretos, pardos, brancos, indígenas e amarelos), com faixa etária entre 16 e 19 anos. Durante o júri simulado, os alunos analisaram um caso fictício de possível contaminação da água de um rio e mortandade de peixes. A argumentação foi avaliada com base no modelo de Toulmin (2001), a partir da análise das falas transcritas. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram articular suas ideias de maneira coerente, utilizando evidências para sustentar seus posicionamentos. A discussão evidenciou a importância de integrar ciência e tecnologia na investigação de problemas ambientais, estimulando reflexões sobre responsabilidade social. O júri simulado proporcionou uma experiência de aprendizado que favoreceu o desenvolvimento do pensamento crítico, capacitando os alunos a abordar questões complexas de forma integrada. Em conclusão, a articulação entre diferentes áreas do conhecimento mostrou-se eficaz na busca por soluções para desafios ambientais. Essa abordagem não apenas contribuiu para o aprendizado dos alunos, mas também demonstrou sua relevância para o ensino de ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edilane dos Santos, Marcelo Leite dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








