Mutações induzidas em híbridos de Pichia kudriavzevii e tolerância ao estresse físico-químico sobre seu crescimento, produção de etanol e de compostos voláteis
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.106201Palavras-chave:
leveduras selvagens, indução de mutação auxotrófica, fermentaçãoResumo
O melhoramento genético tornou-se uma alternativa promissora, permitindo, por exemplo, a realização de hibridização entre espécies e a indução de mutações genéticas em exemplares selecionados, com o objetivo de se obter microrganismos com características otimizadas. Considerando tais possibilidades, neste trabalho foi realizado o melhoramento genético de leveduras análogas a híbridas não-Saccharomyces, por meio da aplicação de técnicas para indução de mutação aleatória. As metodologias propostas consistiram no uso de luz ultravioleta (UV) e brometo de etídio (EtBr). Os mutantes obtidos a partir de Pichia kudriavzevii pós-hibridização foram testados quanto à capacidade de consumir glicose e frutose, em fermentação sequencial com levedura comercial em caldo de cana, bem como à tolerância ao etanol, ao aumento de temperatura e às características físico-químicas dos fermentados. Os resultados demonstraram maior desempenho dos mutantes nas características avaliadas, com aumento no consumo de açúcares e nas tolerâncias térmica e alcoólica, variando entre as amostras dos dois grupos obtidos no processo de indução de mutação (mutantes por luz ultravioleta: SP 11 UV, SP 24 UV e SP 27 UV; e mutantes por brometo de etídio: SP 11 EtBr, SP 24 EtBr e SP 27 EtBr), configurando-se como alternativas promissoras para aplicação em processos fermentativos. Testes complementares serão conduzidos com o objetivo de ampliar a avaliação de outras condições e parâmetros bioquímicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Santana Versiani, Dailane Amaral de Almeida, Ronaldo dos Reis Junior, Milena Nascimento Santos, Janete Maria da Silva Alves, Henrique Maia Valerio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








