Corante antociânico de baixo custo da flor de faveira (Parkia platycephala) para DSSC livre de Pt
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.077202Palavras-chave:
Parkia platycephala, antocianina, célula solarResumo
O crescente interesse por fontes de energia limpa e renovável impulsiona a pesquisa em tecnologias como as células solares sensibilizadas por corante (DSSCs, Dye Sensitized Solar Cells). Apesar do seu potencial, as DSSCs ainda enfrentam limitações relacionadas à eficiência e ao custo. Este trabalho investigou o potencial do extrato de antocianina da flor de faveira (Parkia platycephala) como sensibilizador em DSSCs. Antocianinas foram extraídas de diferentes partes da flor, sendo o extrato de grânulos (EAG) o mais rico em antocianinas (369,5 mg/100g). O EAG foi caracterizado por diversas técnicas, incluindo espectrometria de absorção atômica, que revelou a presença de metais como rubídio, cálcio e potássio. Um novo material, zinco-extrato antociânico (Zn-EAG), foi sintetizado a partir da reação do EAG com um sal de zinco. A análise espectroscópica e colorimétrica do Zn-EAG confirmou a quelação das antocianinas ao Zn(II). DSSCs foram fabricadas utilizando EAG e Zn-EAG como sensibilizadores, e sua performance fotovoltaica foi avaliada sob irradiação solar natural. Os resultados mostraram que a DSSC com Zn-EAG apresentou melhor desempenho, inclusive sob luz difusa, enquanto a DSSC com EAG apresentou queda de tensão em condições de sombra. A quelação das antocianinas ao Zn(II) no Zn-EAG favorece a transferência eletrônica, resultando em melhor performance da DSSC. Este estudo demonstra o potencial da P. platycephala como fonte de materiais para aplicação em DSSCs, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias de energia limpa e sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ellen Carmo da Silva , Jailton Romão Viana , Regina Mendes Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








