Caracterização físico-química e funcional de farinha de babaçu: uma farinha rica em fibra alimentar, amido resistente e compostos fenólicos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.061501Palavras-chave:
Attalea speciosa, digestibilidade de amido, fatores antinutricionaisResumo
A farinha de babaçu é um subproduto da extração de óleo de babaçu. Ela é um alimento rico nutricionalmente, mas ainda é pouco utilizada na alimentação humana. Existe pouca informação sobre as características desta farinha, que possibilite indicações de uso como ingrediente em formulações alimentícias. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades físico-químicas, funcionais e de pasta da farinha de babaçu. A farinha de babaçu foi obtida a partir do mesocarpo do fruto de babaçu seco à 60 °C por 6 horas, moído em liquidificador industrial e peneirado (0,6 mm) para padronização de sua granulometria. A farinha produzida caracterizou-se como um pó fino com alto teor de amido resistente (98% AR). Esta farinha não apresentou inibidores de amilase e apresentou baixo teor de ácido fítico e inibidores de tripsina, o que evidencia a alta qualidade nutricional da farinha de babaçu. A farinha também apresentou características funcionais interessantes com propriedades de pasta indicando estabilidade ao calor, cisalhamento e armazenamento em baixas temperaturas. A farinha de babaçu também apresentou alto teor de compostos fenólicos (8.031,61 mg GAE/100 g) com boa atividade antioxidante (62,28%). Portanto, é possível sugerir que a farinha de babaçu é um ingrediente alimentar promissor que pode ser utilizado como componente bioativo no desenvolvimento de alimentos nutracêuticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luís Fernando Polesi, Estefane Eduarda Silva Rigon, Danielle Soares dos Santos Cardoso, Cassio Nazareno Silva da Silva, Karla de Aleluia Batista, Gabrieli Oliveira-Folador, Gisele Teixeira de Souza, Ladyslene Christhyns de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








