Potencial germinativo e crescimento inicial de seedlings de genótipos de porta-enxertos de pessegueiro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.090201Palavras-chave:
produção de mudas, Prunus persica, avaliação fenotípicaResumo
A seleção e o uso de genótipos de porta-enxertos de pessegueiro capazes de produzir sementes com altas taxas de germinação, vigor e uniformidade nas fases iniciais de crescimento são cruciais para aumentar a eficiência produtiva de viveiros e produtores de pêssego. Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial de germinação e as características morfológicas associadas ao vigor inicial de mudas de diferentes genótipos de porta-enxertos de pessegueiro. Foram utilizadas sementes da cultivar ‘Capdeboscq’ e de quatro seleções de porta-enxertos de pessegueiro (“Okinawa Roxo”, “NR0060408”, “NR0160305” e “NR0170302”). O experimento seguiu um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos (genótipos) e quatro repetições de 10 sementes por repetição. O potencial de germinação foi avaliado por meio da porcentagem de germinação, tempo médio de emergência e índice de velocidade de emergência. O crescimento inicial das mudas foi avaliado 40 dias após a emergência, registrando-se a altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas e área foliar. As seleções de porta-enxertos “NR0060408”, “NR0160305” e “NR0170302” demonstraram desempenho fenotípico superior em comparação com ‘Capdeboscq’, que serve como padrão de comparação no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Antônio Paraginski, Mariana Poll Moraes, Jonatan Egewarth, Valmor João Bianchi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








