Ritmos da natureza: explorando a fenologia de Guapira opposita (Vell) Reitz no sudeste do Espírito Santo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.110203Palavras-chave:
fenofases, Floresta Atlântica, variáveis climáticasResumo
A fenologia das plantas permite compreender a dinâmica dos eventos vegetativos e reprodutivos em resposta às condições ambientais que atuam sobre as populações e comunidades em um determinado habitat. Além disso, esse conhecimento enriquece os aspectos ecológicos das espécies e subsidia o desenvolvimento, a recuperação e a conservação dos ecossistemas. Nesse sentido, objetivou-se no presente estudo caracterizar a fenologia de Guapira opposita (Vell.) Reitz e verificar a influência das variáveis climáticas (fatores e temperatura) nas diferentes fenofases da espécie, oriunda de dois remanescentes florestais localizados no sul do estado do Espírito Santo. Os dados fenológicos foram coletados mensalmente durante o ano de 2014 e os métodos do Índice de intensidade de Fournier e da intensidade percentual foram utilizados nas análises. Houve baixa variação no comportamento da vegetação da espécie, o que levou à sua classificação como sempre-verde. Não foram observadas fenofases reprodutivas, o que pode estar relacionado a fatores climáticos. Sabe-se que o comportamento da vegetação da G. opposita é pouco variável e o déficit hídrico ocorrido no ano de amostragem foi, provavelmente, o fator limitante para a não ocorrência das fenofases reprodutivas da espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sara Glüter Lübe, José Franklim Chichorro, Sustanis Horn Kunz, Patrícia Borges Dias, Kézia Catein dos Santos, Denyse Cássia de Maria Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.