Embriogênese somática direta em explantes foliares de Coffea arabica L. previamente submetidos à restrição hídrica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.104901Palavras-chave:
conteúdo relativo de água, embrião somático, potencial osmóticoResumo
A embriogênese somática pode ocorrer de forma direta e indireta. No entanto, genótipos de Coffea arabica respondem ineficientemente à embriogenese somática direta. Nesta via, explantes desta espécie formam estruturas embriogênicas (massa pré-embriogênica) de tamanho pequeno e poucos embriões somáticos. Estudos mostram que a intensidade do potencial osmótico pode favorecer ou prejudicar a resposta de embriogênese somática em diferentes espécies. Tecido vegetal submetido a restrição hídrica apresenta redução do potencial osmótico. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a resposta de embriogênese somática direta de explantes foliares de quatro genótipos de C. arabica previamente submetidos a 0, 1, 2, 3, 4 e 8 dias de restrição hídrica. No tempo 0, os explantes apresentaram em média de 70 % de umidade e após 8 dias de restrição hídrica esta estava em torno de 40 %. A formação de embriões somáticos ocorreu em explantes submetidos a até 3 dias de restrição hídrica e não houve resposta naqueles com 4 e 8 dias sem hidratação. Explantes com potencial osmótico de baixa intensidade, até -0,8 Mpa formaram embriões somáticos e esta resposta foi reduzida ou inibida naqueles mais negativos. Porém, explantes com potencial osmótico igual ou menor que -1,6 MPa formaram estruturas embriogênicas de maior tamanho, o que é desejável já que estas também formam embriões somáticos. Assim, a resposta da via direta de C. arabica é influenciada pela intensidade do potencial osmótico do tecido do explante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Julieta Andrea Silva de Almeida, Wilielle Cristina Freitas Neofiti, Paulo Eduardo Ribeiro Marchiori, Gerson Silva Giomo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.