Resolução numérica de equações diferenciais parciais fracionárias usando o método pseudo-espectral de Legendre e o método de Adams
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.105901Palavras-chave:
equações diferenciais parciais fracionárias, método pseudo-espectral de Legendre, método de Adams fracionárioResumo
O estudo de equações diferenciais parciais fracionárias configura-se como um tema de grande importância em diferentes áreas da ciência e engenharia. Isto se deve ao grande número de aplicações que podem ser desenvolvidas a partir deste tipo de modelo. Do ponto de vista matemático, a ordem fracionária que caracteriza cada contribuição diferencial pode ser interpretada como um parâmetro adicional e que pode ser ajustado para uma dada aplicação. Resolver analiticamente ou numericamente tais modelos fracionários representa uma tarefa complexa, visto que a grande maioria dos modelos são inerentemente não lineares. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo estender o método pseudo-espectral de Legendre para o contexto fracionário. Além disso, combinar a abordagem proposta com o tradicional Método de Adams fracionário. A primeira abordagem é empregada para transformar o modelo original em um conjunto de equações diferenciais ordinárias fracionárias no tempo, sendo o mesmo integrado considerando o Método de Adams fracionário. Para avaliar a metodologia proposta, alguns estudos de caso são resolvidos e os resultados numéricos são comparados com as soluções analíticas. Os resultados obtidos demonstram que a metodologia proposta se configura como uma interessante estratégia para resolver este tipo de problema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 William Júnio Lima, Fran Sérgio Lobato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.