Valorização do resíduo de semente de pitaya orgânica (Hylocereus undatus):
uma abordagem tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.061502Palavras-chave:
fruta dragão, subprodutos, resíduosResumo
Sementes de pitaya (Hylocereus undatus) constituem um resíduo agro-industrial de elevado potencial para o desenvolvimento de novos produtos e produtos de valor agregado. Contudo, estudos de caracterização desses materiais são escassos. Este trabalho teve o objetivo de realizar a caracterização da composição proximal, propriedades tecnológicas e térmicas e isotermas de adsorção de umidade. Carboidratos, lipídios e proteínas foram os maiores componentes. As análises termogravimétricas indicaram três eventos de perda de massa, com processo de degradação iniciando a 200 °C e transições de primeira ordem na faixa de -42 °C a 205 °C, com transição vítrea a 1 °C. As retenções de água e óleo foram de 153% e 89% de sua massa, respectivamente. As sementes apresentaram características higroscópicas, com teor de umidade da monocamada entre 3,4-5,9 g H2O.100g.sólidos-1 (base seca). GAB e Oswin foram os melhores modelos para descrever as isotermas de adsorção de umidade a 25 °C. Os resultados indicam que as sementes de pitaya são materiais promissores para utilização como ingredientes na formulação de produtos alimentícios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiani Cristina de Oliveira Santana, Mariana Angonese, Carmen Maria Olivera Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.