Efeito da dieta sobre o reconhecimento de companheiras de ninho e composição química cuticular da formiga poneromorfa Odontomachus bauri
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.108001Palavras-chave:
hidrocarbonetos cuticulares, recursos alimentares, interação intraespecíficaResumo
O tipo de recurso alimentar disponível no ambiente pode influenciar no comportamento das colônias de formigas, além disso, os hidrocarbonetos cuticulares (HC’s) são compostos importantes para o reconhecimento de companheiras de ninho e sua composição pode ser influenciada por diversos fatores entre eles e a dieta. Nossa hipótese é de que operárias de uma mesma colônia de Odontomachus bauri, quando submetidas à variação de dieta, podem sofrer mudança na composição de HC’s de sua cutícula, que por sua vez, levaria a uma mudança em seu padrão de reconhecimento de companheiras de ninho. Para isto, dez colônias foram subdivididas em grupos controle e experimentais, os grupos controle receberam dieta padrão (mel e Cornitermes cumulans), e os experimentais variou-se entre mel e melaço de cana, Tenebrio molitor e C. cumulans. Após isso foram realizados encontros induzidos entre os grupos das diferentes dietas para avaliar a tolerância entre as companheiras de ninho. A composição química cuticular foi analisada usando cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, e análises estatísticas foram aplicadas para determinar diferenças significativas nos comportamentos e na composição química. Não foram observadas agressividade, mas os reconhecimentos indicaram diferenças significativas nos tempos de antenação entre os grupos, além disso, a análise do perfil de HC’s confirmou variações significativas nos tratamentos. Conclui-se que a variação na dieta influencia o perfil de HC’s de O. bauri, causando estranhamento entre companheiras de ninho. Desta forma, nossos resultados evidenciam a capacidade da dieta em modular o perfil químico e comportamental da formiga O. bauri.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Carlos Santos Junior, Kamylla Balbuena Michelluti, Emerson Pereira da Silva, Claudia Andrea Lima Cardoso, William Fernando Antonialli Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.